O Sistema de Ouvidoria Pública cadastra e possibilita o acompanhamento dos trâmites e providências aos atendimentos prestados aos cidadãos, seja pessoalmente, através da Internet, correio, caixas coletoras ou telefone. Desenvolvido como ferramenta auxiliar do trabalho do Ouvidor para solução e resposta ao Cidadão, acompanhamento de resultados e subsídios para planejamento.

Algumas funcionalidades do sistema

ATENDIMENTO

Esta função registra o atendimento, relacionando-o por natureza do assunto e pela área responsável. Contém, ainda os dados do atendente, a prioridade da solicitação e os dados do cidadão, caso este se identifique, caso contrário, o atendimento pode ser cadastrado como anônimo.

O atendimento é encaminhado para o órgão competente, que deverá estabelecer data e providências, ou solução, sobre o encaminhamento. Ao efetuar o registro é possível encaminhar uma carta ou um e-mail referente ao atendimento para o órgão competente, e uma carta de esclarecimento ou e-mail para o cidadão. Também é possível a inclusão, encaminhamento, consulta, manutenção e providência para os registros de atendimento.

O cidadão pode fazer consultas sobre a situação do seu atendimento diretamente pelo site ou aguardar encaminhamento do órgão responsável.

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL

Esta função tem por objetivo fornecer relatórios estatísticos e gráficos que visam auxiliar o acompanhamento gerencial.

Os relatórios podem ser emitidos por:

  • acompanhamento mensal;
  • assuntos vistos no mês;
  • quantidade de atendimentos por natureza;
  • por quantidade de vezes que determinado programa foi acessado em um período;
  • quantidade de processos por municípios;
  • quantidade de reivindicações por programa;
  • pode relacionar os atendimentos pendentes ou total de atendimentos por forma.